Pesquisadores planetários criam mapa dos primeiros sistemas fluviais de Marte

Usando dados da Context Camera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA , pesquisadores planetários geraram um mapa global de Marte de 8 trilhões de pixels e realizaram o primeiro levantamento global sistemático das cristas fluviais marcianas.

Marte costumava ser um mundo úmido, como evidenciado por registros rochosos de lagos, rios e geleiras.

As cordilheiras dos rios marcianos foram formadas entre 4 e 3 bilhões de anos atrás (período de Noé a Hesperiano), quando grandes rios depositaram sedimentos em seus canais, em vez de apenas terem a água cortada na superfície.

Com o tempo, sedimentos se acumularam nos canais; depois que a água secou, ​​essas cristas foram tudo o que restou de alguns rios.

As cristas estão presentes apenas no hemisfério sul, onde fica parte do terreno mais antigo e acidentado de Marte, mas esse padrão é provavelmente um artefato de preservação.

“Essas cristas provavelmente costumavam estar por todo o planeta, mas processos subsequentes as enterraram ou erodiram”, disse o autor principal, Dr. Jay Dickson , pesquisador da Divisão de Ciências Geológicas e Planetárias da Caltech.

“O hemisfério norte é muito suave porque foi ressurgido, principalmente por fluxos de lava.”

“Além disso, as terras altas do sul são algumas das superfícies mais planas do Sistema Solar”, disse o co-autor Dr. Woodward Fischer , também da Divisão de Ciências Geológicas e Planetárias da Caltech.

“Aquela planura excepcional possibilitou uma boa deposição sedimentar, permitindo a criação dos registros em estudo hoje.”

O novo mapa permite que pesquisadores planetários explorem questões em escalas globais, em vez de se limitarem a estudos localizados e mais fragmentados e extrapolar os resultados para todo o hemisfério.

Marte

Além de identificar 18 novas cordilheiras fluviais, o uso do mapa permitiu que a equipe reexaminasse feições que haviam sido previamente identificadas como cordilheiras fluviais. Olhando mais de perto, alguns não eram formados por rios, mas fluxos de lava ou geleiras.

“Se você ver apenas uma pequena parte de uma crista, pode ter uma ideia de como ela se formou”, disse Dickson.

“Mas então você vê isso em um contexto mais amplo, como, oh, é o flanco de um vulcão, é um fluxo de lava.”

“Portanto, agora podemos determinar com mais segurança quais são as cristas fluviais, em comparação com as cristas formadas por outros processos.”

“Agora que temos uma compreensão global da distribuição dos rios antigos em Marte, futuras explorações, seja por rover ou por astronautas, poderiam usar esses registros de rocha para investigar como eram os climas passados ​​e tectônicos”.

“Um dos maiores avanços nos últimos vinte anos é o reconhecimento de que Marte tem um registro sedimentar, o que significa que não estamos limitados a estudar o planeta hoje”, disse Fischer.

“Podemos fazer perguntas sobre sua história.”

“E ao fazer isso, diz ele, aprendemos não apenas sobre o passado de um único planeta, mas também encontramos verdades sobre como os planetas evoluíram ... e por que a Terra é habitável.”

Os resultados da equipe são publicados na revista Geology.

Fonte: sci-news