Astrônomos descobrem um sistema multiplanetário de 10 bilhões de anos

Planeta

Astrônomos usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite da NASA e o High Resolution Echelle Spectrometer no telescópio Keck I no WM Keck Observatory descobriram um sistema com três exoplanetas em trânsito, incluindo uma super Terra de período ultracurto, em torno de TOI-561, uma das estrelas mais antigas em nossa Via Láctea.

TOI-561 é uma estrela brilhante localizada a 280,5 anos-luz de distância na constelação de Sextans.

A estrela tem aproximadamente 10 bilhões de anos e tem massa e tamanho de cerca de 80% do sol.

Também conhecido como TYC 243-1528-1, ele pertence a uma rara população de estrelas chamadas estrelas de disco grosso galáctico .

“As estrelas nesta região são quimicamente distintas, com menos elementos pesados, como ferro ou magnésio, que estão associados à construção de planetas”, disse a pesquisadora de pós-doutorado da Universidade do Havaí Lauren Weiss e colegas.

O TOI-561 hospeda pelo menos três pequenos planetas em trânsito, chamados TOI-561b, c e d, e é um dos sistemas planetários mais antigos e pobres em metais já descobertos na Via Láctea.

O planeta interno, TOI-561b, é uma chamada super-Terra com um período orbital de apenas 0,44 dias.

“Para cada dia em que você está na Terra, este planeta orbita sua estrela duas vezes”, disse o co-autor Dr. Stephen Kane, astrofísico planetário da Universidade da Califórnia, em Riverside.

“Parte do motivo da curta órbita é a proximidade do planeta de sua estrela, o que também cria um calor incrível.”

“Sua temperatura média de superfície estimada é de mais de 1.727 graus Celsius (2.000 graus Kelvin) muito quente para hospedar a vida como a que conhecemos hoje, embora possa ter sido possível.”

TOI-561b tem uma massa e um raio de 3,2 e 1,45 vezes o da Terra e uma densidade de 5,5g/cm3 , consistente com uma composição rochosa.

“Calculamos que sua densidade seja igual à de nosso planeta”, disse Kane.

“Isso é surpreendente porque você esperaria que a densidade fosse maior. Isso é consistente com a noção de que o planeta é extremamente antigo.”

“TOI-561b é um dos planetas rochosos mais antigos já descobertos”, disse Weiss.

“Sua existência mostra que o Universo vem formando planetas rochosos quase desde seu início, há 14 bilhões de anos.”

Os dois planetas externos, TOI-561c ed, têm massas de 7 e 3 vezes a da Terra, raios de 2,9 e 2,3 raios da Terra, respectivamente.

Eles orbitam sua estrela hospedeira uma vez a cada 10,8 e 16,3 dias.

“Graças à brilhante estrela hospedeira, este sistema multiplanetário é passível de acompanhamento atmosférico com telescópios baseados no espaço”, disseram os astrônomos.

“Espera-se que TOI-561b seja um bom alvo para eclipse, enquanto os planetas TOI-561c e d são alvos promissores para espectroscopia de transmissão.”

“As propriedades atmosféricas comparativas para os planetas neste sistema muito pobre em metais forneceriam um teste único para cenários de formação de planetas.”

Fonte: sci-news