O maior asteróide de 2021

2001 FO32

O asteróide 2001 FO32 é uma grande rocha espacial. Foi descoberto há 20 anos e ocasionalmente chega perto do nosso planeta. No domingo, 21 de março, isso está acontecendo novamente, com o asteróide passando pela Terra a uma distância extremamente segura de 2 milhões de quilômetros (1,25 milhão de milhas) da Terra. Este será o maior sobrevoo de um asteroide de 2021.

Estima-se que 2001 FO32 esteja entre 440 e 680 metros (1.300 a 2.230 pés). Este sobrevôo é o mais próximo que este objeto terá de nosso planeta, então os cientistas estão planejando aprender sobre esta rocha quando ela estiver bem perto de nós.

“Conhecemos o caminho orbital de 2001 FO32 em torno do Sol com muita precisão desde que foi descoberto há 20 anos e tem sido rastreado desde então”, disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, em um comunicado . “Não há chance de o asteróide chegar mais perto da Terra do que 1,25 milhão de milhas.”

Dois tipos principais de investigações serão realizados para entender melhor o Asteroid 2001 FO32. As observações de radar fornecerão uma melhor compreensão da forma e do tamanho do asteróide. Isso será conduzido pela Deep Space Network, cujas antenas de rádio estão localizadas na Califórnia, Espanha e Austrália.

Esperamos restringir suas dimensões, calcular uma taxa de rotação e talvez até destacar algumas características da superfície ou possivelmente pequenos satélites.

“Observações que datam de 20 anos atrás revelaram que cerca de 15% dos asteróides próximos à Terra comparáveis ​​em tamanho a 2001 FO32 têm uma lua pequena”, acrescentou Lance Benner, principal cientista do JPL. “Atualmente pouco se sabe sobre este objeto, então o encontro muito próximo oferece uma excelente oportunidade de aprender muito sobre este asteróide.”

2001 FO32

Esta imagem mostra a órbita alongada e inclinada de 2001 FO32 e os planetas internos (elipse branca).

ImageCredit: NASA / JPL-Caltech

A segunda investigação usará o Infrared Telescope Facility (IRTF) da NASA para estudar as propriedades infravermelhas do asteróide. A luz do Sol é parcialmente absorvida e parcialmente refletida pelo pequeno corpo celeste. Ao estudar essa luz refletida, os cientistas podem estimar do que o asteróide é feito.

“Estamos tentando fazer geologia com um telescópio”, explicou Vishnu Reddy, professor associado do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona em Tucson. “Vamos usar o IRTF para obter o espectro infravermelho para ver sua composição química. Assim que soubermos disso, podemos fazer comparações com meteoritos na Terra para descobrir quais minerais 2001 FO32 contém. ”

O asteróide é muito fraco para ser visível apenas com os olhos, mas se você tiver um pequeno telescópio, poderá capturá-lo, especialmente se estiver no hemisfério sul. A próxima passagem fechada da FO32 de 2001 será em 2052, onde estará um pouco mais distante do que agora.

Embora os objetos próximos à Terra sejam um risco, mais de 95% de todos aqueles maiores do que 2001 FO32 foram descobertos e nenhum deles representa um risco para a Terra no próximo século.

Fonte: iflscience