Pesquisadores e a explicação para o aumento da biodiversidade histórica da Terra

biodiversidade

O maior aumento da biodiversidade marinha na Terra não foi devido à explosão de um asteróide, como se acreditava anteriormente. Na verdade, a explosão fez com que o desenvolvimento de novas espécies animais estagnasse por um período de tempo.

Em vez disso, a resposta de por que a biodiversidade marinha aumentou repentinamente é devido a uma mudança no ciclo climático da Terra, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen e do Museu Mors.

Em um período geológico de 469 milhões de anos conhecido como Período Ordoviciano, os mares da Terra eram habitados por animais como trilobitas (que lembram os percevejos), conodontes (vertebrados parecidos com enguias) e braquicípodes (animais com conchas em duas partes que lembram conchas marinhas).

Mas de repente, algo aconteceu que se tornou crucial para a vida se desenvolver em direção à vida que conhecemos dos oceanos de hoje. A biodiversidade marinha quadruplicou em alguns milhões de anos. Na verdade, foi o maior aumento da biodiversidade da história do nosso planeta.

A razão para esse aumento repentino na diversidade de espécies sempre foi um assunto de debate acalorado nos círculos de pesquisa.

Uma das explicações mais espetaculares foi que a explosão de um asteróide entre Marte e Júpiter causou um gigantesco bombardeio de meteoro na Terra, que formou uma massa de poeira cósmica que sombreava o Sol e resultou em um período de temperaturas mais frias.

Embora haja um amplo consenso de que temperaturas mais frias são cruciais para o aumento da biodiversidade, a explicação da poeira cósmica não se sustenta. Isso, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen e do Museu Mors.

"Nossos resultados demonstram que o período de clima mais frio e aumento da biodiversidade ocorreu muito antes da explosão do asteróide e subsequente bombardeio de meteoros, 600.000 anos antes, para ser preciso. Isso prova que esses dois fenômenos não podem ser ligados", explica Nicolas Thibault, professor associado no Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhagen.

Na verdade, a análise dos pesquisadores de fósseis em camadas sedimentares antigas do fundo do mar em Steinsodden, no sul da Noruega, revela que, ao contrário, a explosão do asteróide levou a uma estagnação da biodiversidade na Terra.

"Em vez de provocar um aumento na biodiversidade, a poeira cósmica da explosão do asteróide provavelmente agiu como um freio temporário na evolução das espécies. A poeira bloqueou a luz do sol, o que prejudicou a maioria dos processos fotossintéticos e as condições de vida dos animais em geral, como resultado," explica Jan Audun Rasmussen, curador e pesquisador do Museum Mors e principal autor do estudo.

O clima mais frio levou a uma mudança nos ciclos climáticos da Terra

Os pesquisadores acreditam que a explicação para esse vasto aumento da biodiversidade está nas mudanças nos ciclos climáticos da Terra, que se referem ao fato de que a formação de calotas polares pode alterar os movimentos orbitais da Terra, ou seja, a inclinação, rotação e rota de rotação do nosso planeta em torno do Sol.

"Nosso estudo mostra que uma mudança para um clima mais frio começou exatamente 469,2 milhões de anos atrás. 200.000 anos depois, as temperaturas foram ainda mais baixas e causaram a formação de gelo no então pólo sul", explica o co-autor do estudo, Christian Mac Ørum Rasmussen, professor associado do Instituto GLOBE da Universidade de Copenhague.

Essa mudança no clima, que o novo estudo encontra registrado em camadas de calcário do sul da Noruega, coincide com uma mudança em relação ao eixo de rotação do planeta e órbita ao redor do sol. Segundo os pesquisadores, essa é a mudança que desencadeou uma mudança permanente para climas mais frios e o consequente florescimento da biodiversidade marinha.

“Nosso estudo nos trouxe um passo mais perto de entender o que levou a esse grande aumento da biodiversidade. Ao mesmo tempo, descobrimos também uma peça importante do quebra-cabeça no que diz respeito a como o clima afeta a biodiversidade e a vida na Terra em geral. o conhecimento nos permitirá prevenir melhor a perda da diversidade animal e vegetal no futuro”, conclui Nicolas Thibault.

Fonte: scind