7 hábitos diários que prejudicam seu cérebro

7 hábitos diários que prejudicam seu cérebro
Imagem: Min An de Pexels

Seu cérebro é o centro de controle de todas as atividades em seu corpo. Ele regula sua respiração, batimento cardíaco e muitas outras atividades vitais.

No entanto, a maioria das pessoas danifica seus cérebros todos os dias. E na maioria das vezes, eles nem estão cientes disso.

Neste post, não vou cobrir atividades que obviamente prejudicam o cérebro, como fumar ou beber em excesso. Em vez disso, desmascararemos alguns dos hábitos mais sutis que podem prejudicar seu cérebro em sua vida diária.
 
Fazendo nada
 
Uma das maneiras mais subestimadas de você estar prejudicando seu cérebro é não usá-lo. 
 
Pense em seu cérebro como um músculo: se você não o usar, você o perderá.

Seu cérebro foi projetado para pensar. Pensamentos desafiadores, novas habilidades, linguagens diferentes, conversas interessantes, leituras, novas experiências ou mesmo quebra-cabeças e palavras cruzadas podem ajudar a estimular seu cérebro e desenvolver neuroplasticidade , que se refere à capacidade do cérebro de se adaptar.

Como qualquer músculo, seu cérebro precisa ser usado e flexionado para se manter em forma. 
 
O que fazer?
 
A pesquisa prova que os exercícios cerebrais têm um efeito positivo em nossas habilidades cognitivas. Então, o que você está esperando? Pergunte a si mesmo o que você poderia fazer esta semana para treinar seu cérebro.

Que tal ler um novo livro sobre um assunto com o qual você não está familiarizado? Ou se inscrevendo para aquele curso de francês ou espanhol que você sempre quis fazer?

O que é que parece um pouco assustador, mas ainda assim tentador? Descubra e faça um plano para começar o mais rápido possível.
 
Nossos maiores inimigos
 
Estou falando sobre suas telas. Seu telefone, laptop, tablet, ... eles são todos projetados para fazer você ficar grudado na tela. Mas o que é bom para gigantes da mídia social como o Facebook é mortal para a saúde do seu cérebro.

Se seus olhos começarem a doer e ficarem secos ao olhar para as telas, você sabe que deve parar e fazer uma pausa. No entanto, o problema é que, na maioria das vezes, nem mesmo estamos cientes desses sinais óbvios.

Em vez disso, continuamos rolando porque o feed do Instagram parece tentador ou porque achamos que precisamos responder a mais um e-mail.

No entanto, estudos mostram uma ligação direta entre o tempo de exibição e a depressão. E não é de admirar, porque a maior parte do conteúdo que consumimos online é negativo e prejudica o nosso bem-estar.

Primeiro, enfrentamos superestimulação mental.

Em segundo lugar, nossos olhos doem.

Terceiro, a maioria das mídias e notícias negativas prejudicam nossas emoções e impactam negativamente nosso pensamento.

E se isso ainda não for motivo suficiente para reduzir seu tempo de tela, estudos também mostram que muito tempo de tela prejudica a estrutura e o funcionamento do cérebro. 
 
O que fazer?
 
Você não precisa evitar a mídia social ou a tecnologia por completo. Trata-se apenas de definir limites saudáveis ​​e garantir que você controle o consumo de mídia, e não o contrário.

A maioria dos smartphones permite que você rastreie o tempo de tela para ver quanto tempo você gasta usando o dispositivo.

De acordo com o TechJury , o americano médio gasta 5,4 horas por dia em seu telefone.

Imagine o que você poderia fazer, criar ou aprender se tivesse cinco horas adicionais por dia.

Nos próximos dias, analise o uso da tela e pergunte-se como poderia minimizá-lo, para ter mais tempo para investir em atividades significativas.

Por favor não fique sentado
 
Embora sentar pareça uma das atividades mais naturais, pode ter efeitos perigosos em nossa saúde física e mental.

Freqüentemente esquecemos que fomos feitos para ficar de pé e ignoramos que um estilo de vida inativo tem custos elevados, como doenças cardíacas, obesidade, depressão ou demência.

No entanto, um estudo descobriu que um estilo de vida sedentário também tem efeitos negativos em nosso cérebro. Por exemplo, influencia negativamente nossa memória.

Não há nada de errado em tirar uma folga e relaxar em seu amado sofá. No entanto, o problema é que milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de um estilo de vida sedentário.

Todos nós sabemos o quão desconfortável pode ser uma rigidez do pescoço, dores na parte inferior das costas ou tensão em nossos ombros. Ainda assim, muitas vezes deixamos de evitar essas experiências dolorosas porque sentar parece normal. 
 
O que fazer?
 
Superar seu estilo de vida sedentário é principalmente sobre como incorporar atividades diárias em sua vida.

Não se trata de fazer exercícios como um louco e correr maratonas, mas de se levantar por alguns minutos, fazer caminhadas curtas e ficar em pé.

De acordo com a pesquisa , mesmo altos níveis de atividade física e exercícios não podem compensar os efeitos prejudiciais de ficar sentado por longos períodos. Isso pode parecer frustrante, mas na verdade é uma boa notícia porque significa que você pode moldar significativamente a saúde (do cérebro) por meio de pequenas mudanças diárias.

Às vezes, adicionar mais atividades diárias à sua vida pode significar enganar a si mesmo. Por exemplo, defina um cronômetro em seu telefone que o lembre de se levantar e caminhar a cada 30 a 50 minutos.

Ou use xícaras pequenas para água ou café, então você tem que se levantar com mais frequência para reabastecer.

Além dessas pequenas mudanças diárias, escolha atividades de que você realmente goste e inclua-as em sua programação semanal.
 
 Participe de uma aula de dança, inscreva-se no clube de ioga local ou qualquer outra coisa que goste de fazer.
 
A vida é mais doce quando você come menos açúcar
 
 
Segundo Fernando Gomes Pinilla , professor de neurocirurgia da UCLA, o que você come afeta a forma de pensar.

A pesquisa também prova que uma dieta rica em açúcar retarda nosso cérebro e prejudica a memória e o aprendizado.

Na maioria das vezes, a compulsão por açúcar é uma reação natural ao estresse. Assim que estamos sobrecarregados, sentimos a necessidade de mais energia, e a maneira mais fácil de obter esse impulso instantâneo é através do açúcar.

E isso é exatamente o que a maioria das junk food oferece: nutrientes mínimos, quantidades máximas de açúcar e sal. Dessa forma, ficamos rapidamente satisfeitos, mas logo sentimos fome novamente.

O problema é que a desnutrição não prejudica apenas a cintura, mas também retarda o desenvolvimento do cérebro.

Embora nossos cérebros representem apenas 2% do peso corporal, eles usam 20% dos recursos. É por isso que os alimentos que você consome têm um efeito tão grande no seu pensamento e na sua tomada de decisões.
 
O que fazer?
 
Em vez de cortar as bebidas e alimentos açucarados, tente substituí-los por alternativas que afetem positivamente a saúde (do cérebro).

Bagas, grãos inteiros, nozes e vegetais de folhas verdes são apenas alguns desses exemplos.

Opte por refeições completas que consistem em vegetais nutritivos e fontes de proteína de alta qualidade sempre que possível.

Se você deseja doces com sua xícara de café, opte por um pedaço de chocolate amargo sem adição de açúcar. Sei que não tem o mesmo gosto da sua barra de chocolate favorita, mas satisfaz seus desejos e faz bem ao cérebro, por isso vale a pena tentar.

Além disso, não corte o consumo de gorduras saudáveis ​​e alimentos ricos em ômega, como nozes e sementes. De acordo com o estudo da UCLA , adicionar ácidos graxos ômega-3 pode até ajudar a minimizar os danos causados ​​pelo alto consumo de açúcar.

E por último, mas não menos importante, certifique-se de beber bastante água.

Se você estiver desidratado, seu corpo não conseguirá ter o melhor desempenho e você terá dificuldade em manter o foco ou memorizar coisas importantes, mesmo se estiver comendo principalmente alimentos saudáveis. 
 
Seus amigos do Facebook não contam
 
De acordo com o Estudo de Desenvolvimento de Adultos de Harvard, bons relacionamentos nos mantêm felizes e saudáveis.

Como humanos, estamos programados para interações sociais genuínas. Ainda assim, o problema é que muitas vezes tentamos substituir esses relacionamentos genuínos por meio de amigos e curtidas no Facebook em nossas fotos do Instagram. E mesmo que eles nos dêem uma descarga instantânea de adrenalina, eles não nos dão uma sensação real de conexão.

O mesmo acontece quando você está cercado por centenas de pessoas com as quais não se sente genuinamente conectado.

Solidão não significa estar sozinho. É sobre a qualidade de seus relacionamentos.

A pesquisa prova que a falta de contatos sociais de alta qualidade pode de fato levar a problemas de saúde física e mental. As interações humanas podem fazer ou quebrar a saúde do nosso cérebro, e a comunicação digital não pode substituir o valor das interações face a face. 
 
O que fazer?
 
A qualidade de seus relacionamentos e interações sociais tem um impacto significativo na saúde do seu cérebro e na qualidade geral de sua vida.

Na vida cotidiana, sua lista de tarefas muitas vezes pode parecer mais importante do que passar tempo com seus entes queridos, mas a longo prazo, será melhor você escolher humanos em vez de computadores.

Um estudo de 2007 da Universidade de Michigan descobriu que mesmo uma conversa cara a cara de dez minutos por dia pode melhorar a memória e a cognição. Oscar Ybarra, o principal autor do estudo, ainda afirma que a socialização é tão eficaz quanto os tipos mais tradicionais de exercícios mentais. 
 
Você não faz o suficiente disso
 
Quando foi a última vez que você não dormiu bem, mas se sentiu ótimo e teve o seu melhor?

Deixe-me adivinhar: esse nunca foi o caso.

Todos nós sabemos que uma noite de sono ruim leva à falta de foco, prejudica nossa capacidade de atenção e influencia negativamente nosso humor.

Embora o sono seja uma parte vital de nossas vidas , muitas vezes o vemos como um mal necessário. Em nosso mundo impulsionado pela produtividade, muitas pessoas tentam reduzir o sono para ter mais tempo para trabalhar. No entanto, as consequências da privação de sono são fatais.

No pior dos casos, a falta de sono pode levar à perda de células cerebrais, perda de memória precoce ou até mesmo Alzheimer. Esses efeitos podem desacelerar seu pensamento, prejudicar sua memória e impedir o aprendizado. A pesquisa mostra até que a privação de sono pode encolher seu cérebro.

Quando você dorme, seu cérebro tem a chance de se recuperar e processar o que você aprendeu e experimentou ao longo do dia.

O que fazer?
 
O quanto você dorme bem e pode ter um grande impacto na saúde do cérebro e na memória. A maioria das pessoas precisa de sete a oito horas de sono para sentir e ter o melhor desempenho possível.

No entanto, também é importante cuidar da qualidade do seu sono.

Uma maneira de obter um sono de melhor qualidade é ter horas de sono regulares e ir para a cama ao mesmo tempo.

O ideal é que você também tenha um pequeno ritual na hora de dormir que o ajude a se acalmar e relaxar pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
 
Não deixe a música danificar seu cérebro
 
Outra forma subestimada de prejudicar o cérebro todos os dias é por meio de ruídos altos, especialmente dos fones de ouvido.

30 minutos de música alta (ou qualquer outro tipo de ruído) são suficientes para causar danos permanentes à sua audição. Mas o pior é que a pesquisa prova que a perda auditiva está ligada a problemas cerebrais e declínio cognitivo.

Se você está morando em uma cidade grande, pode ser exposto a ruídos altos de qualquer maneira. Nesse caso, é ainda mais importante cuidar bem dos ouvidos. 
 
O que fazer?
 
Eu sei que é tentador conectar seus fones de ouvido e dizer adeus ao mundo real. Estou usando fones de ouvido várias horas por dia, especialmente durante o trabalho e os exercícios.

Ainda assim, certifico-me de que o volume está ajustado, para que não me prejudique a longo prazo.

Sempre que você usar fones de ouvido por longos períodos, certifique-se de verificar o volume de seus dispositivos regularmente.

Na maioria das vezes, nós nos acostumamos com o barulho alto, então nem parece mais alto, é aí que fica muito perigoso porque acabamos prejudicando a nossa audição sem perceber.

Desligue os fones de ouvido pelo menos uma vez por hora para verificar o ruído e ajustar o volume.

Fazer essas verificações regulares ajuda a perceber que o volume estava mais alto do que o necessário porque nossos ouvidos se adaptam naturalmente ao ruído.

Outra verificação rápida que você pode fazer é remover os fones de ouvido e segurá-los à sua frente com o braço esticado. Se você ainda consegue ouvir a música claramente, é um sinal para baixar o volume. 
 
Pensamentos finais
 
Em vez de carregar sua mente com estímulos negativos e se tornar uma vítima de atividades sutis que danificam o cérebro, veja cada dia como uma nova oportunidade para reiniciar e nutrir seu cérebro.

A maioria desses hábitos pode ter efeitos graves a longo prazo, mas a boa notícia é que todos são fáceis de evitar e você pode começar agora mesmo.
 
Fonte: medium   

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